Apenas uma reflexão.

14:02


No dia 15/03/2017 decidi ler um depoimento de Chimamanda Ngozi Adichie chamado Sejamos Todos Feministas. Como gosto bastante da Bey, sei que na música Flawless tem uma parte desse depoimento da Chimamanda, e ai que acabamos por ter um embasamento melhor refletindo melhor sobre a música Flawless.
Chimamanda retrata nesse depoimento sobre o feminismo. O que é feminismo? Logo ela fala que seu melhor amigo disse quando crianças, que ela era feminista, mais em um tom como se ela fosse terrorista, mesmo não sabendo o que significava, ela disse que era mesmo, e correu para casa para saber o significado da palavra. O depoimento é cheio de informações e situações óbvias que as pessoas preferem ofuscar. Porque a mulher é criada para ser dona de casa? Para agradar o homem? Para cozinhar? Para trabalhar e fazer os trabalhos domésticos? Para cuidar dos filhos? Porque devemos agradecer quando um homem faz um trabalho que a sociedade intitulou como “serviço de mulher?” Assim como ela diz no depoimento, não é seu gênero que define o que você pode fazer ou não, onde está escrito isso? Homens e mulheres são diferentes? Sim, com certeza, mais não somos impossibilitados de exercer a mesma função e ter os mesmos direitos. Porque o homem é criado para ser forte, ser duro? Porque eles não podem cozinhar ou limpar a casa? Porque não pode ser sensíveis aos olhos das mulheres? Só nos perguntamos o porquê. A maior população do mundo é feminina e do mesmo jeito que os homens têm direitos, nós também temos. Ora, somos inteligentes, somos fortes. Como Chimamanda mesmo disse, antigamente os lideres eram colocados nos postos pela força, porque obviamente nós mulheres não temos tanta força bruta quanto um homem, só que isso mudou. Um líder tem que ser inteligente, saber lidar com situações, ter empatia, ter senso de liderança, e não é porque eu sou mulher que não posso ter tudo isso, assim como o meu salário é menor do que de um homem MESMO eu estando no mesmo posto que ele, ora, mais que diferença faz? Hm... espera, as mulheres são sensíveis demais... Mais espera , do mesmo jeito que o homem poder ser LIVRE e ser um líder DIGNO, eu também posso, apesar de tudo não é nosso gênero que nos define. Essa sociedade divida homem e mulher com tabus entre eles (eu) não faz sentindo, pois se fossemos iguais, digo nos direitos, não exatamente em tudo, seriamos muito mais livres e felizes. Onde uma mulher que não casa até os 40 vai ficar para titia e o homem que não se casa com 40 é o descolado, o cara! Mais desde quando eu preciso de alguém para definir o que eu sou ou para me mover? Só para ser bem vista pela sociedade? Porque as pessoas ao invés de olhar meus status não olham para o meu interior, para o que realmente vale? Afinal o que é status?
Então aqui deixo a mais minha sincera reflexão: sejamos todos feministas, homens e mulheres, feminismo não é coisa de mulher. Aqui deixo o significado de feminismo segundo Chimamanda quando descobriu. Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre sexos.
Obrigada.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images