Crave a Marca - Veronica Roth

04:28

Olá Enevoados, tudo bem?
Hoje vim trazer para vocês a resenha de Crave a Marca da nossa querida Veronica Roth.

Será que você seria capaz de abrir mão de tudo para sobreviver? 
Em Crave a Marca somos apresentados a um universo totalmente diferente de Divergente e não podemos negar que isso nos pegou de surpresa, foi um impacto bem grande.
Na nova história da titia Ve, nós vamos ser apresentados ao Akos (Á-kos) e a Cyra (Sái-ra) onde em um determinado momento eles acabam se encontrando devido as fortunas (E quando digo fortuna não é dinheiro, é como se fosse o destino, mais não são todos que tem). Akos é Thuvesista e Cyra é Shotet, então podemos perceber que ambos os planetas são inimigos e no começo os dois personagens não se dão muito bem, mas no decorrer da história ambos percebem que um precisa do outro para atingir seus objetivos e também para sobreviver. 

Como eu comentei, Crave a Marca tem uma pegada totalmente diferente de Divergente. Nesse novo universo, vamos ser apresentados a planetas, a fortunas, a dons da corrente, chás que podem fazer o bem e o mal, são coisas novas e diferentes para mim. 
O que eu achei bem legal foram os dons da corrente que é aquele dom que você adquiri em uma determinada idade e todos tem, diferente das fortunas que nem todo mundo tem. Por mais que todos tenham o dom da corrente, cada dom é diferenciado e da pra ver que a Ve se empenhou e teve uma criatividade enorme de dar um dom peculiar para cada um, onde pode ajudar ou interferir. As fortunas ou o destino, eles não podem ser interrompidos e não podem ser mudados, vai acontecer. Se a sua fortuna for "Você será contratado pela darkside books" isso vai acontecer (DARKSIDE ESSA É MINHA FORTUNA, CONTRATA AÊ). No fim do livro para quem ficar perdido em alguns momentos da leitura (Eu fiquei perdida direto) tem um glossário no final onde você pode ver como se pronuncia os nomes e também os significados de cada um. 

A autora apostou em uma escrita totalmente diferente, intercalando entre primeira e terceira pessoa, o que particularmente eu achei um pouco ruim, porque quando eu estava me acostumando em primeira, ai pulava para terceira e depois você não sabia mais o que tava acontecendo, rs. A leitura é um pouco cansativa, quanto mais você le, mas brota páginas, mais a história não é ruim ta gente? É a leitura que é meio cansativa. 
O universo que a Ve criou é bem legal, eu gostei bastante, mas eu achei que as vezes ela se perdeu na própria escrita, porque querendo ou não, quem não tem o costume de ler coisas desse tipo, com planetas e tal, vai se sentir totalmente confuso, e para você se adaptar demora um pouco. Mas em partes de universo, planetas, oráculos, fortunas, dons da corrente eu achei bem legal, e dei a nota que dei por causa do universo. 
QUE VENHAM AS DECEPÇÕES. 

Lembrando que tudo que está nesse post, é a minha visão e minha opinião sobre o livro, okay? Okay.
Eu fiquei bastante decepcionada com os personagens, mais especificamente com o Akos porque eu estava bem animada para ler por causa dele, pensei que ele seria aquele personagem destruidor, mais não. O Akos ele é aquele tipo de personagem que quer atingir os objetivos e luta por aquilo que ama e isso é incrível, só que ele é muito sensível, ao extremo e me incomodou um pouco. Em determinados momentos da história, ele tinha que tomar decisões difíceis e que eu entendo que ele não queria fazer, mais por sobrevivência e por proteção ele acabou fazendo, e isso o levou a ter reações "depressivas" vamos dizer, como chorar e ficar bem mal. Da primeira vez me senti bem mal por isso, mais depois ele continua com essa sensibilidade toda vez que faz algo que não o agrada e me irritou. Não que o Akos não seja um personagem bom, ele é, só que a Ve não trabalhou muito nele, tanto é que as partes são em 3º pessoa, porque simplesmente não tinha o que contar. O que incomodou muitas pessoas também, foram as características do provo Shotet e do povo Thuve. Os Shotet são conhecidos por sua pele mais escura e agressividade, e os Thuve são conhecidos como os da pele e olhos claros, pele suave e fina, delicados. No começo eu me senti um pouco incomodada sim, tipo "O VERONICA, TA ME ZOANDO, TA QUERENDO DIZER O QUE COM ISSO?" Só que depois eu parei para refletir e é bem o que vivemos hoje sabe? Essa divisão de pessoas, enfim, não vamos nos aprofundar. Voltando aos personagens, totalmente diferente do Akos, a Cyra é uma personagem bem forte, foi muito bem construída, tem uma personalidade única. Ela acompanha a história sabe? Quando a história começa a crescer e as coisas começam a acontecer, ela cresce a amadurece junto, tem aquela dinâmica. Eu particularmente me identifiquei bastante com ela, personagem favorita ♥ 



Crave a Marca para mim poderia ter sido um livro único se a Veronica não tivesse deixando uns pontos em aberto de propósito, o final para mim foi perfeito, bem fechadinho e se ela tivesse esclarecido os pontos, nem precisaria de outro livro. Enfim, eu espero que essas decepções que eu tive com a escrita, personagens, algumas coisas com a construção do mundo sejam reparadas no segundo livro. Ah, mais uma coisa que deixei de ressaltar, eu bem que shippava a Cyra com o Akos, mas no decorrer da leitura, migos... NÃO!
Bom, é isso. Espero que tenham gostado, deixem seus comentários, quero saber o que vocês acharam. E sigam o blog também por favor ♥
Até a próxima ;*

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images