IT - A Coisa de Stephen King

14:41


Olá Enevoados.

Primeira resenha de 2017 e já começamos bem com esse livro maravilhoso que é, IT – A Coisa do nosso querido Stephen King.

It vai contar a história de sete crianças (Bev,Bill, Richie,Stan,Mike,Ben e Eddie) que moram em Derry, uma cidadezinha do Maine. Começam a acontecer vários assassinatos na cidade e todas com crianças, misteriosamente e como se fosse planejado, os sete tem uma conexão com o que está cometendo essas atrocidades (A Coisa) em um determinado momento do livro. Não foi planejada a amizade, porém como eles têm muitas coisas em comum, eles acabam se encontrando, se identificando e por fim se tornando os Otários. Eles fazem um pacto de sangue prometendo que, se a Coisa voltar, eles também vão voltar e acabar com a Coisa de vez. Eis que quase 30 anos depois, a Coisa volta e eles têm que voltar para Derry para acabar com esse mal que reina na cidade desde que eles se conhecem por gente.




“A comida pode ser vida, mas a fonte de poder é a fé, não a comida. E quem é mais capaz de um ato total de fé do que uma criança?”

Após a leitura, eu fiquei um pouco em choque e determinando se eu gostei do final ou não. Bom, eu AMEI, dei 5 estrelas no fim das contas. Percebi que IT não é um livro de terror, é um livro sobre tudo. Aborda vários assuntos superimportantes como: Homossexualidade, Violência contra a mulher, Preconceito e Racismo, Bullying e muita Violência. O autor trata disso com tanta delicadeza e riqueza de detalhes que você pode ficar assustado por pensar o quão o ser humano é nojento, nutri a raiva e o mal dentro de si por sentidos que são perdidos ao ar, ao mesmo tempo em que é um livro “sobrenatural” é um livro real. Quando nos deparamos com a infância das crianças, acabamos nos lembrando da nossa própria infância e isso é maravilhoso, é aquele livro que podemos dizer “nossa, estou me sentindo em casa”. O jeito que as crianças tratam da Coisa, de como eles veem a Coisa é realmente muito interessante, na minha mais sincera opinião, O Stephen conseguiu fazer a construção do Pennywise incrivelmente bem, tanto é que em uma determinada parte do livro temos a visão da Coisa, que me pegou de surpresa. Fiquei super feliz e ele conseguiu construir cada personagem de um modo peculiar, a história da cidade é realmente incrível então é muito difícil você encontrar um defeito, não que ficamos torcendo para achar, mais ficamos pensando “CARA, VOCÊ NUNCA ERRA?”. Cada qualidade, cada personalidade, cada detalhe foram feitos com muito cuidado, nós percebemos isso, pelo menos eu percebi.



Me identifiquei muito com IT, confesso que em alguns momentos do livro eu fiquei com medo porque eu sou cagona mesmo hehe, mas se vocês estão com medo, não fiquem. A Coisa aparece em determinados pontos do livro que você sabe que vai aparecer e o livro não é só sobre a Coisa, é sobre as crianças, sobre amizade, sobre o comportamento humano. Acho que a Coisa foi um meio que o Stephen colocou para justificar algumas ações do ser humano, se é que vocês me entendem.


"As vezes, acontecimentos são como dominós. O primeiro derruba o segundo, o segundo derruba o terceiro e não tem mais volta"

A leitura é super-rápida apesar de ser um livro extenso, a minha dificuldade era só pegar o livro para ler, porque quando eu começava não parava mais. Devo dizer que estou com uma pequena ressaca literária, pois o Stephen cria seus personagens como se eles estivessem ali do seu lado, como se você estivesse dentro da história com eles e isso é incrível. Me apeguei muito a Bev e ao Mike, achei que a história desses personagens foram bem impactantes. Muitas pessoas não gostaram do final, mas eu gostei. Na minha visão, você tem que ler o livro como se você fosse uma criança, para mim é o único modo onde você vai entender o que realmente é a Coisa e o porquê as crianças tiveram essa visão.


É realmente uma obra prima, um dos melhores livros que eu li na minha vida, pretendo reler um dia. Deem uma oportunidade, porque é realmente um livro que faz você parar para refletir o porquê de tantas coisas e o quão nossa infância reflete no que somos hoje.
Até a próxima!


 

You Might Also Like

1 comentários

  1. A história é muito boa, o filme compreende os medos reais das pessoas, sejam suas fobias, que são bem trabalhadas como um elemento chave para se compreender os personagens, sejam aqueles medos provocados por terceiros, tais como o bullyng e o abuso. O gênero de terror nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que o filme IT a Coisa, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images